segunda-feira, 23 de abril de 2012

Torta de Pêra com Creme de Amêndoas

Essa receita fica sensacional, fiz no aniversário do Leandro e não sobrou nem migalha. O creme na verdade fica mais uma pasta de amêndoas, não é muito doce e não enjoa. Ai...tá me dando água na boca só de lembrar.

Pêras cozidas:
4 pêras descascadas, cortadas ao meio, sem talo e sem sementes
300 ml de água
150g de açúcar
2 colheres (sopa) de essência de baunilha
suco de 1/2 limão

Numa panela em fogo médio, coloque a água, o açúcar, a baunilha e o limão e deixe ferver. Acrescente as pêras e cozinhe de 10 a 15 min. Retire as pêras da panela e deixe esfriar. Continue o cozimento da calda até reduzir um pouco. Reserve a calda.

Massa:
200g farinha de trigo peneirada
100g manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/2 colher (café) sal
1 gema pequena peneirada
1/2 colher (chá) de açúcar
25 ml leite

Numa tigela grande misture a farinha, a manteiga, o sal, a gema e o açúcar, vá acrescentando o leite aos poucos, talvés não precise usar tudo, depende da temperatura e umidade do dia. Pode deixar 15 min na geladeira se estiver muito mole.
Coloque a massa sobre um saco plástico e abra com um rolo até ficar fina. Coloque numa assadeira de aro removível (+ ou - 28 cm de diâmetro), aperte bem na fôrma e retire as rebarbas.

Creme de Amêndoas:
135g manteiga sem sal em temperatura ambiente
165g açúcar de confeiteiro
1 colher (sobremesa) amido de milho
165g amêndoas moídas
2 ovos
1 colher (sopa) rum
170 ml iogurte natural

Bata numa batedeira a manteiga até ficar um creme. Deslique a batedeira e misture o resto dos ingredientes até ficar um creme uniforme.

Montagem:
Na assadeira, que está com a massa, coloque o creme de amêndoas e por cima as pêras cozidas com a parte cortada para baixo. Leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180 graus por +/- 40 min (no meu forno ficou 1 hora, ou deixe até começar a dourar). Deixe esfriar e desenforme. Pincele a calda reduzida e sirva.



Eu coloquei chantilly como acompanhamento, fica muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário